Melhores marcas de computadores em 2024: Guia completo

Para escolher um computador é importante saber a qualidade do dispositivo, e conhecer a marca faz parte desse processo. Temos infinitas possibilidades no mercado, algumas mais recentes e outras já consolidadas que carregam nos seus produtos qualidade, potência, bom desempenho, entre outras funções que podem ser essenciais e por vezes, indispensáveis.

melhores marcas de computador

Selecionei algumas das marcas mais populares, sendo elas: Apple, Lenovo, Samsung, Acer, HP, Dell, Positivo e Multilaser, para um breve resumo. 

Neste artigo eu vou te guiar para a escolha da melhor marca de computador em 2024. Essencial para você que precisa de um Desktop para trabalho, estudos, tarefas básicas ou de lazer como gamer. Em um momento de dispositivos móveis, os computadores de mesa ainda merecem destaque, principalmente em escritórios fixos.

As melhores marcas de computador em 2024

Apple 

É fascinante, ou melhor, esperançoso pensar que a Apple é uma empresa que saiu de uma garagem para se tornar uma das melhores e mais reconhecidas empresas de tecnologia do mundo. Fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne em 1976 na garagem dos pais de Jobs, em Cupertino, Califórnia.

O primeiro produto da empresa foi justamente um computador pessoal, o Apple I. O segundo veio no ano seguinte ao nascimento da marca em 1977, e foi ele que ajudou a estabelecer a empresa no mercado de computadores pessoais.

Um outro computador revolucionário foi o Macintosh, ele possuía interface gráfica de usuário e mouse, e isso afetou diretamente a forma como as pessoas interagiam com os computadores. 

Steve Jobs chegou a sair da Apple por mais de 10 anos, e retornou em 1997, em um momento difícil em que a empresa enfrentava dificuldades financeiras. Mas recuperada a Apple lançou o iPod em 2001, o iPhone em 2007 e o iPad em 2010, todos eles se tornaram produtos icônicos e líderes de mercado em suas respectivas categorias.

Sob a liderança de Steve Jobs, a Apple continuou a inovar e lançou produtos como o MacBook, iTunes, App Store e Apple Watch. Steve faleceu em 2011 e Tim Cook continuou a liderança. Hoje sendo uma das empresas mais valiosas do mundo, com capitalização bilionária e um portfólio expandido de produtos e serviços. 

Lenovo

Falando nas maiores empresas tecnológicas do mundo também temos a Lenovo que abrange várias décadas. A empresa foi fundada em 1984 em Pequim, China, como Legend Group. De início a sua produção era focada em placas de circuito e só então, mais tarde, começou a fabricar computadores. 

Foi em 1990 que a Lenovo lançou o seu primeiro computador, o Legend PC. A sua entrada no mercado internacional também aconteceu na mesma época. Em 2005 a Lenovo comprou a divisão de PCs da IBM, e se tornou o terceiro maior fabricante do mundo. 

Não para por aí, em 2014 a Lenovo adquiriu a Motorola Mobility, da Google, ampliando a sua presença até no mundo dos smartphones. Ao longo dos anos a Lenovo estabeleceu parcerias estratégicas com empresas como a Intel e a Microsoft. E continua a crescer e inovar, oferecendo uma ampla gama de produtos de tecnologia.

Samsung

Com uma história rica de variações e que abrange várias décadas, a Samsung também é uma marca consolidada no mercado de tecnologia. Sua fundação vem de 1938 na Coreia do Sul, por Lee Byung-chul. 

No início era uma empresa de comércio e exportação, envolvida em diferentes áreas, como alimentos, têxteis e eletrônicos. Os primeiros produtos eletrônicos foram feitos durante os anos 60 e 70. Ainda não havia computadores. 

Depois de várias reviravoltas, expansões de mercado, nos anos 90 a Samsung começou a fabricar telefones celulares, e logo se destacou na inovação de telas. Lançou TVs de tela plana e, posteriormente, smartphones como a série Galaxy, que se tornou um grande sucesso.

Além de eletrônicos de consumo, a Samsung diversificou seus negócios em áreas como semicondutores, painéis de tela, eletrodomésticos, equipamentos de telecomunicações e até mesmo construção naval. A Samsung é conhecida por sua inovação constante e seu compromisso com a pesquisa e desenvolvimento, tornando-se uma das marcas mais conhecidas e influentes no mundo da tecnologia.

Acer

Conhecida principalmente por seus computadores e produtos eletrônicos, a Acer começou com a fabricação de microchips e circuitos integrados. Fundada em 1976 em Taiwan por Stan Shih, Carolyn Yeh e George Huang como Multitech. A empresa só mudou de nome em 1987, passando a ser chamada de Acer, que é uma abreviação de “Acer” (agudo) e “Simples” (simples) em latim.

A Acer entrou no mercado de computadores pessoais na década de 1980 e rapidamente se expandiu, tornando-se uma das principais fabricantes de PCs em Taiwan. Ela ganhou o mercado internacional na década de 90. Em 2007 a marca efetuou a compra da empresa Gateway e a aquisição da divisão de PCs da Packard Bell.

Dentre as suas parceiras está a Microsoft e Intel, oferecendo produtos e soluções tecnológicas de ponta. A Acer é uma empresa de tecnologia que se destaca por seu compromisso com a inovação e o design, tornando-se uma marca reconhecida na indústria de PCs e eletrônicos de consumo.

HP

Conhecida como HP, a Hewlett-Packard Company é uma das empresas de tecnologia mais antigas, fundada em 1939 por Bill Hewlett e Dave Packard. A HP começou produzindo instrumentos de medição eletrônica, como osciladores de áudio e voltímetros.

A empresa se destaca pela sua abordagem, cultura empresarial, e ênfase na pesquisa e desenvolvimento. Em 2002, a HP adquiriu a Compaq, uma grande fabricante de computadores.

Em 2015, foi criada a HP Inc. como uma empresa separada após a divisão da antiga Hewlett-Packard em duas entidades, a outra sendo a Hewlett Packard Enterprise, focada em serviços corporativos e infraestrutura de TI.

Dell

A Dell vem da história de uma empresa que desempenhou um papel significativo na indústria de tecnologia. Fundada por um aniversário, Michael Dell, em 1984. Ele vendia computadores pessoais diretamente aos usuários, sem intermédio, seguindo um modelo de negócio direto que envolvia a fabricação sob demanda.

O primeiro computador da Dell, chamado Turbo PC, foi lançado em 1985. A empresa continuou inovando e também expandiu sua presença global. Durante os anos 90 e 2000, a Dell se tornou uma das principais fabricantes de PCs do mundo.

A empresa enfrentou desafios financeiros e de reputação no início dos anos 2000. Michael Dell retornou como CEO em 2007 e a empresa passou por uma transformação.

Essa transformação incluiu aquisições estratégicas e abertura ao mercado, já que em seu início em 1988 a Dell se tornou uma empresa de capital aberto, além de diversificação. A Dell expandiu seus negócios para além dos PCs e servidores, oferecendo serviços de armazenamento, virtualização, segurança e consultoria de TI.

Hoje, a Dell é uma empresa líder em tecnologia, oferecendo uma variedade de produtos e serviços para clientes corporativos e de consumo em todo o mundo. Sua história é um exemplo de como a inovação e a adaptação são fundamentais para o sucesso em um setor em constante evolução.

Positivo

Você sabia que a Positivo é uma empresa brasileira? Atua no mercado de tecnologia e produz computadores, laptops, tablets e outros dispositivos eletrônicos. Desde sua fundação em 1989 seu objetivo era a fabricação de computadores pessoais. 

Se destacou principalmente por produzir computadores com preços acessíveis para o mercado doméstico e educação. Além de estabelecer parcerias com o governo, com programas educacionais, fornecendo soluções de hardware e software para escolas e instituições de ensino. 

A Positivo Informática expandiu suas operações para outros países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile, além de estabelecer presença nos Estados Unidos. Também diversificou seus negócios em áreas como serviços de tecnologia e soluções para empresas.

Continua a ser uma marca conhecida no Brasil, fornecendo uma ampla gama de produtos de tecnologia e serviços. 

Multilaser

Outra empresa brasileira que atua no mercado de tecnologia é a Multilaser produzindo uma variedade de produtos, incluindo computadores, acessórios de informática, eletrônicos de consumo e soluções tecnológicas.

Ela começou a fabricar computadores e laptops no Brasil, oferecendo opções para o mercado doméstico e empresarial. Foco em acessibilidade.

A Multilaser estabeleceu parcerias e licenças com marcas reconhecidas, como Disney e Ferrari, para oferecer produtos temáticos. Continua a expandir seu portfólio, mantendo uma presença forte no mercado de tecnologia brasileiro.

Os melhores computadores em 2024

1

Melhor computador em geral

Apple iMac

2

Melhor computador custo-benefício

Computador completo 3Green

3

Melhor computador gamer

PC gamer completo Mancer

4

Melhor computador da Apple

iMac com CPU 8‑core e GPU 8‑core

5

Melhor computador da Samsung

Galaxy Book

6

Melhor computador da Lenovo

Lenovo Yoga Slim 6i

7

Melhor computador da Acer

Desktop Acer Predator Orion 3000

8

Melhor computador da HP

Notebook HP 256G8

9

Melhor computador da Dell

Desktop Dell Vostro I1200-M20

10

Melhor computador da Positivo

All in One Positivo Union C4120B-21

Apple iMac

Melhor computador em geral

Apple iMac

Características do Apple iMac

Sistema operacional:MacOS
Processador:Chip Apple M1
Armazenamento:8 GB RAM

Pros

  • Variedade de cores
  • Touch ID para desbloqueio e transações
  • Conexões de fone de ouvido e USB-C

Contras

  • Preço elevado

Esse computador da Apple conta com tela de retina em 4.5K de 24 polegadas, envolvente e com uma vasta gama de cores. O processador M1 da Apple permite um desempenho poderoso. O computador da Apple possui também câmera FaceTime HD 1080p com ISP do M1 para uma qualidade de vídeo extraordinária, e três microfones com qualidade de estúdio para um som nítido. 

Se tratando de funções extras, possui Touch ID e um design magnífico, com a possibilidade de escolha em cores vibrantes. Não é, de longe, o computador mais acessível do mercado falando em preço, mas dizem ser o melhor em qualidade de imagem e eficiência para produtividade. 


Computador completo 3Green

Melhor computador custo-benefício

Computador completo 3Green

Características do Computador completo 3Green

Sistema operacional:Windows 10
Processador:Intel Core i5
Armazenamento:16 GB de RAM e 480 GB SSD

Pros

  • Garantia de 1 ano
  • Monitor LED 19.5” incluso
  • Performance intermediária

Contras

  • Marca pouco conhecida
  • Não é uma opção para tarefas mais pesadas

O desktop da 3Green contém configurações necessárias para execução de funções básicas até intermediárias tranquilamente. Como estudos, navegação na web, reprodução de vídeos e execução de softwares menos exigentes.

Consequentemente esse computador terá um bom custo-benefício, ótimo para deixar em uma área comum da casa ou escritórios e recepção para gerar e imprimir documentações.


PC gamer completo Mancer

Melhor computador gamer

PC gamer completo Mancer

Características do PC gamer completo Mancer

Sistema operacional:Windows 10
Processador:AMD Ryzen 5
Armazenamento:16 GB RAM e 480 GB SSD

Pros

  • Processador potente
  • Placa gráfica Radeon Vega 7
  • Acompanha antivírus grátis por 6 meses

Contras

  • Mesmo sendo gamer só tem placa integrada

Se você quer um PC gamer completo esse modelo da marca Mancer é o ideal, com Windows 10, processador AMD Ryzen 5, memória RAM de 16GB e armazenamento de 480 GB SSD.

Possui garantia de 12 meses direto com a Pichau, uma ecommerce de PC Gamers, e todos os computadores são enviados montados, testados e certificados por eles. 

Em vista de um notebook, um PC Gamer sai muito mais em conta, ainda tem a opção de personalizar alguns pontos, já que não possui as limitações compactas de um notebook.

Muitas pessoas compram um modelo que permite extensões e personalizam da sua forma, tela, CPU, teclados e mouses.


iMac com CPU 8‑core e GPU 8‑core

Melhor computador da Apple

iMac com CPU 8‑core e GPU 8‑core

Características do iMac com CPU 8‑core e GPU 8‑core

Sistema operacional:MacOS
Processador:Chip M1
Armazenamento:256 GB ou 512 GB SSD e 8 GB RAM

Pros

  • Eficiente para qualquer tarefa
  • Tela super fina
  • Opções de design e armazenamento

Contras

  • Preço elevado

Com 24 polegadas em uma tela com qualidade 4.5K, é encontrado nas cores azul, prateado, rosa e verde. Seu armazenamento interno pode ser de 256 GB ou 512 GB, com sistema MacOS e um design surpreendentemente fino de 11,5 mm e com cores vibrantes.

Três microfones com qualidade de estúdio para um som nítido, e se tratando de componentes temos o Power Cord and Power Adapter, Magic Mouse, USB-C to Lightning Cable e Magic Keyboard. Seu processador é o chip M1 da Apple, com CPU 8‑core e GPU 8‑core, 8 GB RAM. 


Galaxy Book

Melhor computador da Samsung

Galaxy Book

Características do Galaxy Book

Sistema operacional:Windows 11 Home
Processador:Intel Core i7
Armazenamento:8 GB RAM e 256 GB SSD

Pros

  • Configurações para funções mais exigentes
  • Garantia de 12 meses com o fabricante
  • Duração média da bateria de até 8 horas

Contras

  • Pode ter um valor elevado

Se tratando da marca Samsung você consegue encontrar monitores potentes, o computador completo é mais difícil, sequer teria. Sendo assim trouxe um modelo de notebook que vai atender todas as suas necessidades, é o Samsung Galaxy Book. 

Nessa versão o notebook da linha Galaxy apresenta Intel Core i7, Windows 11 Home, 8 GB RAM e 256 GB SSD. Além de placa gráfica integrada Intel Iris Xe, em uma tela Full HD LED de 15.6″.

Fique tranquilo, que mesmo sem ser um desktop, ele entrega uma ótima qualidade para as tarefas comuns e ainda alia a possibilidade de alta portabilidade.


Lenovo Yoga Slim 6i

Melhor computador da Lenovo

Lenovo Yoga Slim 6i

Características do Lenovo Yoga Slim 6i

Sistema operacional:Windows 11 Home
Processador:Intel Core i7
Armazenamento:16 GB RAM e 512 GB SSD

Pros

  • Portátil, leve e compacto
  • Processadores de alto desempenho
  • Expansão de memória

Contras

  • Tela um pouco menor do que outros modelos

A melhor versão da modernidade e tecnologia, com design 2 em 1, o notebook da Lenovo Série Yoga possui uma tela que cabe em qualquer lugar com 14″, leitor de impressão digital e sistema operacional Windows 11. 

Versátil o Slim 6i é para quem precisa ou gosta de flexibilidade, conta com processadores Intel core i7 de 12ª geração, potente, com selo EVO. 


Desktop Acer Predator Orion 3000

Melhor computador da Acer

Desktop Acer Predator Orion 3000

Características do Desktop Acer Predator Orion 3000

Sistema operacional:Windows 11 Home
Processador:Intel Core i7 12ª geração
Armazenamento:1TB em SSD e 16 GB de RAM expansível

Pros

  • Alto desempenho para tarefas mais pesadas
  • Bom modelo para multitarefas

Contras

  • É pesado, com mais de 8 kg

Um computador potente da linha Predator da Acer, com processador Intel Core i7 e placa de vídeo dedicada da NVIDIA GeForce RTX 3070. É um computador gamer que está pronto para tudo, jogue, faça transmissão, edite e muito mais.

Seu armazenamento é tão incrível quanto suas configurações, conta com 1TB em SSD e 16 GB de RAM que pode ser expandido. Possui acessórios como teclado de jogos e mouse RGB. 


Notebook HP 256G8

Melhor computador da HP

Notebook HP 256G8

Características do Notebook HP 256G8

Sistema operacional:Windows 11 Home Single
Processador:Intel Core i3
Armazenamento:256 GB SSD e 8 GB RAM

Pros

  • Bonito e leve
  • Várias entradas para periféricos

Contras

  • Processador básico

Bem conectado, construído para o trabalho ou pronto para se divertir, esse é o notebook da HP modelo 256G8, com excelente avaliação dos usuários. Além de bonito e leve, o aparelho conta com sistema operacional Windows 11 Home Single e uma tela em HD antirreflexo.

O armazenamento do aparelho é de 8 GB de RAM junto de 256 GB SSD. Seu processador é o Intel Core i3. Sua placa gráfica é integrada do modelo Intel Iris Xe. 


Desktop Dell Vostro I1200-M20

Melhor computador da Dell

Desktop Dell Vostro I1200-M20

Características do Desktop Dell Vostro I1200-M20

Sistema operacional:Windows 11 Home
Processador:Intel Core i5 12ª geração
Armazenamento:256 GB SSD e 8 GB de RAM

Pros

  • Memória expansível
  • Processador de boa capacidade
  • Design compacto

Contras

  • Pacote Office disponível por apenas 30 dias

O computador de mesa da Dell conta com processador Intel Core i5 de 12ª geração, e sistema operacional Windows 11 Home. Sua memória RAM instalada é de apenas 8 GB mas possui possibilidade de expansão para até 64, e SSD de 256 GB. 

O displayPort pode suportar até 4K de resolução ou até 3 monitores FHD. Com suas capacidades de expansão e flexibilidade, o Vostro Small Desktop oferece todos os itens essenciais em um formato extremamente compacto, deixando mais espaço livre em sua mesa de trabalho. 


All in One Positivo Union C4120B-21

Melhor computador da Positivo

All in One Positivo Union C4120B-21

Características do All in One Positivo Union C4120B-21

Sistema operacional:Windows 11 Home
Processador:Intel Celeron
Armazenamento:120GB SSD e 4GB RAM

Pros

  • Memória em SSD
  • Sistema de resfriamento silencioso
  • Tela grande Full HD
  • Periféricos sem fio inclusos

Contras

  • Usuários relatam problema de conexão
  • Possui pouco espaço de armazenamento

Vamos começar os destaques desse computador pela surpreendente tela de 22 polegadas, Full HD, com apenas 7,2 mm de espessura. Ainda conta com a tecnologia IPS, que proporciona qualidade de imagem com maior ângulo de visão, e um sistema operacional que todo mundo já conhece, o Windows 11 Home. 

O Union C4120B-21 é um Desktop com webcam integrada, permitindo a realização de videoconferências e, para completar toda inovação, o produto vem acompanhado de um combo de teclado e mouse sem fio. Seu armazenamento é de 120GB SSD juntamente com 4 GB de RAM, acompanhados do processador Intel Celeron. 


Como escolher a melhor marca de computador? 

Avalie se a melhor opção para você é um notebook ou desktop

A diferença é óbvia, a portabilidade é o fator mais decisivo entre um notebook ou desktop, entre outros tão relevantes quanto, como preço. O notebook tende a ser mais caro, e varia bastante dependendo de suas configurações. Já o desktop é mais barato, porém não foram projetados para serem transportados. 

Em contrapartida, os notebooks são menos poderosos do que desktops em termos de capacidade de processamento e gráficos, devido a limitações de tamanho e consumo de energia.

Sendo assim, os desktops têm mais espaço para componentes de alta potência, como processadores, placas gráficas e refrigeração, tornando-os mais adequados para tarefas intensivas de computação.

Os computadores de mesa, ou desktops, permitem uma fácil atualização e expansão de componentes, como RAM, armazenamento, placas gráficas e outros dispositivos. Em notebooks muitos componentes são soldados na placa-mãe. Portanto, as melhorias são limitadas.

Veja se a marca possui uma boa assistência técnica

Marcas nacionais são mais fáceis de oferecer assistência técnica por mais tempo do que modelos internacionais. Geralmente as opções de garantia vem junto da compra, podendo ser estendida ou não. Lojas autorizadas também fazem o reparo de modelos com segurança, garantindo produtos originais e serviço de qualidade. 

Algumas marcas oferecem vantagens como assistência de reparo em casa durante um período de tempo, solucionando problemas fáceis de serem resolvidos.

É importante frisar que, ainda que uma marca não seja nacional, é possível que ela possua uma divisão no Brasil, o que facilita bastante o acesso à garantia facilitada.

Procure avaliação de outros usuários sobre a marca

A escolha entre um notebook e um desktop depende das necessidades individuais do usuário. Notebooks são ideais para mobilidade e uso em trânsito, enquanto desktops oferecem maior desempenho e opções de atualização.

Muitas pessoas optam por ter ambos, usando um notebook quando estão em movimento e um desktop para tarefas mais intensivas quando estão em casa ou no escritório.

Sempre procure a avaliação de outros usuários quanto a marca escolhida, seja para notebooks ou desktops. Nada melhor do que pessoas como você, que relatam sua experiência real com os produtos, assim você saberá se a marca realmente vende aquilo que promete. 

Procure marcas com maior variedade de modelos de computador

Nenhum computador é igual ao outro, quanto mais variedade a marca oferecer, melhor será para encontrar o computador ideal para suas funções.

Há desktops e notebooks para funções do dia a dia com configurações mais básicas e outros modelos voltados para profissionais específicos como designers e produtores, além dos PC Gamers, que oferecem o máximo de desempenho possível para garantir a navegação e execução de gráficos com fluidez. 

Escolha o melhor processador para o seu uso

O processador é quem comanda todos os processos dentro de um computador, por isso é importante escolher um modelo ideal para o seu uso, assim você evitará travamentos e incompatibilidades.

Processador Intel

Os processadores Intel são mais populares e por isso, podem oferecer um melhor custo-benefício. Dentro da família Intel Core, existem várias gerações, que sempre evoluem com melhorias. E dentro das famílias existem as séries, que trazem variações de desempenho e recursos. 

  • Intel Core i3: O processador i3 da Intel oferece desempenho adequado para uso geral e básico, navegação na web, produtividade e reprodução de mídia. Não são os processadores mais poderosos da linha intel, mas suficientes para a maioria das necessidades diárias. 
  • Intel Core i5: Com um desempenho mais sólido, os processadores i5 fazem uma linha intermediária. Adequados para uma ampla variedade de tarefas, incluindo produtividade, navegação na web e até alguns jogos mais exigentes. 
  • Intel Core i7 e i9: Considerados linhas de alto desempenho da Intel. Mais robustos e capazes de lidar com cargas de trabalho intensivas. Uma ótima escolha para usuários que executam tarefas que exigem poder de processamento, como edição de vídeo 4K, modelagem 3D e jogos de alta qualidade. 

Processadores AMD

Os processadores AMD Ryzen são conhecidos por seu desempenho sólido, eficiência energética e capacidades de multitarefa. A AMD nos últimos anos tem ganho seu lugar de destaque no mercado em disputa com a Intel. 

Também estão divididos em séries, Ryzen 3, Ryzen 5, Ryzen 7 e Ryzen 9, com diferentes níveis de desempenho e recursos.

  • Ryzen 3: Processadores projetados para oferecer um bom desempenho em notebooks ou desktops de nível básico a intermediário. Mais indicado para tarefas do dia a dia, como navegação na web. 
  • Ryzen 5: Adequados para uma ampla gama de tarefas, desde multitarefas até jogos de alta qualidade e criação de conteúdo. Os processadores Ryzen 5 geralmente possuem quatro ou mais núcleos físicos e suportam a tecnologia SMT, Simultaneous Multi-Threading, o que permite que eles lidem com várias threads simultaneamente. 
  • Ryzen 7 e 9: Fazem parte da linha de alto desempenho da AMD, projetados para atender às necessidades de usuários que demandam um desempenho excepcional em laptops e desktops. Lidam bem com cargas de trabalho intensivas, como edição de vídeo profissional, renderização 3D, jogos de alta qualidade e outras tarefas que exigem muito poder de processamento. 

Observe a quantidade de memória RAM

A memória RAM é um armazenamento temporário usado para execução de software e funções básicas, garantindo uma navegação mais fluida, sem travamentos ou possíveis erros. Caso a memória RAM esteja completamente comprometida, isso implicará também na sua experiência. 

É indicado o uso de pelo menos 8 GB de RAM, para execução de funções que não exijam grandes desempenhos. Um Desktop utilizado apenas para navegação irá funcionar bem com 4 GB, mas qualquer esforço a mais exigido da máquina poderá não ser eficiente. 

Para jogos, ou trabalho, é melhor o uso de 16 GB ou mais, sendo 32 ou 64 GB, que vai garantir tranquilamente a execução de softwares mais pesados e gráficos com fluidez, pontos muito valorizados por gamers e produtores de conteúdos. 

Confira o tipo e a quantidade de armazenamento dos modelos

Temos dois tipos de armazenamento, sendo o mais moderno em SSD, que consome menos energia, é mais barato e prático. E o mais comum em HD, slots físicos que podem ser mais caros e mais frágeis.

Além dos dispositivos de memória flash, como pen drives USB e cartões de memória, oferecem armazenamento portátil e são amplamente utilizados para transferência de dados.

Os HDDs ou discos rígidos são dispositivos de armazenamento magnéticos que utilizam discos rotativos para armazenar dados. Eles são conhecidos por sua capacidade de armazenamento relativamente alta e são usados comumente em laptops e desktops.

Já os SSDs são dispositivos de armazenamento baseados em memória flash, que não possuem partes móveis. Eles são mais rápidos, duráveis e eficientes em termos de energia em comparação com os HDDs. São amplamente utilizados.

E sem se esquecer do armazenamento em nuvem ou online, que envolve a utilização de serviços de nuvem, como Dropbox, Google Drive e Microsoft OneDrive, para armazenar dados online. Isso permite o acesso aos dados de qualquer dispositivo com conexão à internet. 

Opte pelo sistema operacional adequado ao seu uso 

Se tratando de Sistema Operacional para computadores temos não só o Windows, como Linux, ChromeOS e MacOS. O mais popular e primeira opção é o Windows, muitos até desconhecem a variedade de sistemas operacionais, selecionei os principais e para o que cada um deles é indicado.

  • Windows: É indicado para uso geral em computadores pessoais e empresariais, conhecido por sua flexibilidade, compatibilidade e suporte de hardware variado, suporta uma ampla gama de aplicativos e jogos. 
  • MacOS: É um sistema desenvolvido pela Apple para seus computadores Mac, iMacs e Macbooks. Se destaca por sua interface de usuário elegante e design hardware premium. É amplamente usado em por designers gráficos, editores de vídeo e desenvolvedores de software, possui um desempenho excelente. 
  • Linux: Diferenciado o Linux faz parte de uma família de sistemas operacionais de código aberto, isso permite atualizações e melhorias constantes de desenvolvedores. É altamente personalizável, usado em servidores, sistemas embarcados e até mesmo em desktops. Algumas de suas distribuições populares incluem Ubuntu, CentOS e Fedora.
  • ChromeOS: Projetados exclusivamente para dispositivos Chromebooks. É adequado para tarefas baseadas na web ou nuvem e mainframes. Conhecido por oferecer estabilidade e segurança.

Computadores com placa de vídeo dedicada é um diferencial

Placas de vídeo dedicadas aumentam significativamente o desempenho da máquina, podem ser encontradas em notebooks ou desktops. Geralmente o preço tende a ser maior, mas em compensação o ganho é eficiência. Seu uso não depende da memória RAM pois trazem sua própria memória de vídeo.

Uma GPU integrada é mais razoável, dependendo do uso a experiência inferior pode até não ser notada, em caso de funções básicas, usar em programas do pacote office, navegar na Internet ou assistir vídeos. Componentes do tipo dedicado são uma boa opção para gamers ou designers profissionais, por exemplo. 

Qual a melhor marca de computador?

Universalmente falando a marca que entrega produtos com maior excelência é a Apple, que ainda continua liderando em questões de inovação e desempenho. Mas não vou mentir, não é uma marca acessível e peca demais nessa questão. 

Ao contrário da Apple, a Dell e Samsung podem ser substitutas perfeitas para a melhor marca de computadores. Atendendo a um público diverso, com produtos variados e bom custo benefício, para diferentes objetivos e populares no mercado. 

Conseguiu escolher? Algumas das melhores marcas foram colocadas aqui, e você pode analisar com calma os modelos oferecidos por elas, seja desktop ou notebook. Essas marcas sempre terão o dispositivo ideal para qualquer pessoa.

Deixe um comentário